Videos Assinantes

Para facilitar a sensibilização ou a formação das pessoas envolvidas nos canteiros de obras a risco, nós criamos este material pedagógico que permite um resultado eficaz em um tempo mínimo.
Os vídeos tem um aspecto "simpático" que os permite ultrapassar certas resistências psicológicas; elas são breves e vão ao essencial, prendendo a atenção do telespectador.
Estes vídeos pedagógicos de segurança são de certa forma as respostas às avaliações interativas da aplicação "serious-hotwork.com" e são também as lições a memorizar em matéria de prevenção de riscos. Os vídeos foram criados baseando-se unicamente no resultado de experiências a partir de exemplos de desastres reais. Eles são concisos (de 30 a 90 segundos). Os exemplos que nós vos apresentamos podem parecer exagerados ou saídos de nossa imaginação, mas podem acreditar todos os exemplos são baseados em fatos reais. Certas vezes nós misturamos ou transpusemos algumas situações, mas tudo foi inspirado em reais experiências. Nossos vídeos se concentram na conexão entre causa e efeito.
Os vídeos são em acesso privado, em particular para os clientes da aplicação serious-hotwork.com.
Para poder assistir, conecta-se clicando nas imagens ID hotwork@video.fr and password clip :

 benne-déchets
Lixeiras
Nos canteiros de obras, as lixeiras são fontes de numerosos incêndios. Elas possuem frequentemente um conteúdo inflamável et suficiente para transmitir o fogo aos imóveis vizinhos. pontas de cigarro, faíscas, panos gordurosos, ...Várias fontes de ignição são possíveis. É necessário afastar esses dejetos dos edifícios e ficar prudente e vigilante.
 Cigarette - V102 
Pontas de cigarro
Proibição de fumo
As proibições de fumar não sempre são respeitadas. Os fumantes não sempre percebem que as pontas de cigarro são como pequenos dragões que podem dar fogo muito tempo após terem sido jogados fora. Mal apagadas et protegidas, as brasas podem arder durante horas e favorecer a vaporização de materiais combustíveis.
A temperatura sendo próxima da temperatura de auto-inflamação dos fumos, o fogo pode então começar.
 soudure-sur-cuve-V103
Soldas em tanques
Soldar em ou perto de um tanque é sempre perigoso. Mesmo vazio, os gases podem ter se acumulado e alcançado uma concentração explosiva.
A presença de um bombeiro no local não mudará nada.
Para trabalhar em segurança é necessário ter desgaseificado e rendido inofensivo o tanque e observar as concentrações com um detector de gás que seja operativo. É necessário também certificar-se que não existam riscos provocados pelos tanques vizinhos.
 bouteilles-de-gaz-en-toiture-v104
Explosão de botijões de gás em tetos
O armazenamento de botijões de gás nos tetos durante as obras deve ser reduzido ao mínimo e os locais devem ser sinalizados nas autorizações de fogo.
Em caso de incêndio envolvendo os botijões de gás, os bombeiros não poderão intervir, ou intervirão tardiamente. Uma explosão de botijão de gás pode propagar o fogo rapidamente no interior de um edifício.
 explosion-poussieres-bois-V105
Explosão de partículas de madeira
(ou outras partículas)
As explosões de partículas podem ser devastadoras, pois eles se propagam em geral por meio de uma sucessão de pequenas explosões, provocando explosões cada vez maiores e ejetando a cada vez mais partículas finas em suspensão. Sempre que houver uma acumulação de partículas combustíveis em um equipamento ou em um edifício, existe um risco de explosão.
 chemines et épurateurs de gaz-V106
Chaminés e purificadores de gás
As chaminés industriais e os dispositivos de purificação de gases podem ser construídos com materiais plásticos, ou em aço revestido de materiais plásticos. Nesse caso, chamas ou simples faíscas podem desencadear incêndios maiores, atiçados pelo efeito de tiragem e muito difíceis de serem controlados.

 portes-coupe-feu-V107 
Portas corta-fogo
É crucial tomar cuidado para não impedir o fechamento das portas corta-fogo e de as concertar se necessário no menor tempo possível.
Em caso de incêndio elas permitirão de limitar os danos e a rapidez de propagação do fogo.
Os muros e portas corta-fogo são investimentos caros, mas os mesmos não valem mais nada se as portas não funcionam corretamente.
 égout-explosif-V108 
Esgoto explosivo
Um esgoto representa sempre um risco para as obras a serem realizadas nas proximidades ou no interior. Pode-se existir vapores inflamáveis resultado da fermentação da matéria orgânica presente no interior. ou por causa de líquidos inflamáveis ou combustíveis que podem ter sido derramados, ou pela circulação de vapores de dissolventes mais densos que o ar que poderiam ter se acumulado.
 travaux-en-toiture-lanterneaux-V109 
Obras em tetos - clarabóias
As clarabóias (skydomes) feitas de matérias plásticas são combustíveis e podem mesmo propagar o incêndio deixando cair pedaços ou gotas em chamas no interior do edifício. Se em baixo estão presentes materiais combustíveis o fogo pode propagar-se.
Cuidados devem ser tomados para este risco. Deve-se informar sobre os riscos presentes abaixo e planejar as ações a serem tomadas em caso de acidente.
 chargeurs-de-batteries-V110 
Carregadores de baterias
Um carregado de bateria pode ter um defeito com um curto-circuito e projeção de faíscas. Se ele se encontra próximo de material combustível (madeira, papelão, plástico), o fogo pode se propagar rapidamente. Mesmo se os bens estocados não sejam combustíveis, eles poderiam ser destruídos pelo fogo que se propaga sobre as embalagens. Os carregadores devem sempre ter um espaço livre de alguns metros ou devem ser separados.

 soudure-et-conduction-V111
Soldas e condução
Soldar canalizações ou estruturas metálicas é um perigo de condução de calor e de incêndio em direção de zonas escondidas da vista do soldador É importante de encontrar os lugares em volta do canteiro de obras (isolantes, cabos elétricos, estoques, ...) e de ter este risco bem em mente.
 travail-sur-panneaux-sandwich-V112
Obras em painéis sanduíche
Eles são constituídos de matéria isolante intercaladas entre duas placas de aço coladas de ambos os lados. Eles podem ter um revestimento em poliéster. Se o isolante é em lã mineral, o painel não é inflamável, mas se o isolante é em mousse plástica, ele é combustível ou mesmo inflamável. Numerosos edifícios queimaram por causa deste tipo de painel. Por isto é necessário permanecer vigilantes e de se informar antes de começar uma obra.
 feux-sous-toitures-V113 
Fogos em tetos
As obras em tetos já puseram fogo em diversas atividades situadas embaixo, sejam essas escritórios, estoques, salas de arquivos, tecelarias, estabelecimentos de hidroterapia, etc. Milhões em danos e numerosas vítimas...
Uma simples reparação de vedação poderia ter sido suficiente... não se é jamais prudente em excesso...

 coulée-de-bitume-fondu-V114 
Fundição de asfalto derretido
O asfalto em fusão por causa da sua temperatura elevada, pode dar fogo a materiais combustíveis como o papel, os plásticos, tintas, isolantes...
Numeroso incêndios aconteceram assim. Se abaixo existe um local de estoque, o incêndio pode ser violento e na ausência de proteções automáticas confiáveis, ele destruirá certamente o prédio.
 chemins-de-câbles-électriques-V115
Caminhos de cabos elétricos
Os cabos podem queimar pelo efeito do calor trazido por um problema elétrico, uma chama direta ou por contato, ou por faíscas. A poeira presente em caminhos de cabo pode facilitar o aparecimento de chamas. O incêndio pode se propagar por grandes distâncias horizontais ou verticais. A produção pode ser paralisada a longo prazo. Calafetar as passagens nas paredes e cobrir os caminhos de cabos durante as obras.
 feux-de-bitume-en-toiture-V116 
Fogo de asfalto em tetos
O asfalto fundido é perigoso porque a temperatura pode inflamar materiais combustíveis (papéis, papelões, colas, canos, ...). E depois que o incêndio começar, é muito difícil de para-lo porque os meios para a sua extinção são limitados. É importante organizar bem o canteiro de obras e mantê-lo em bom estado, com as distâncias adequadas entre os perigos.
 stockage-de-bouteilles-de-gaz-V117 
Estoque de botijões de gás
Os botijões de gás agravam fortemente um incêndio. É importante estocá-los em quantidades limitadas, sobratudo em tetos, e de prendê-los para evitar que eles caiam, de protegê-los de choques do sol, de pessoas mal-intencionadas, etc.
Em caso de incêndio implicando explosões de botijões, os bombeiros perderão muito tempo para se aproximar em segurança.
 stockage-de-bouteilles-d'eaux-V118 
Estoque de garrafas de água
Materiais não combustíveis podem representar armadilhas, apenas por causa das embalagens combustíveis. Poucas pessoas são propícias a acreditar que garrafas de água mineral podem propagar um incêndio. Mas isto já aconteceu e pode acontecer de novo. O fogo pode se propagar facilmente pelos filmes plásticos e no plástico das garrafas, pois ele vai correr sobre este plástico na superfície, sobre as paletes, etc. Quando as garrafas cairão, elas vão se abrir e se esvaziar, e o fogo ja terá se propagado por vários metros...
 bâtiments-en-panneaux-sandwich-V119 
Edifícios em painéis sanduíche
Ja nã contamos mais o número de incêndios em edifícios frigoríferos, laticínios, fabricas de queijos, matadouros, ... onde não há muito à queimar senão o próprio edifício. Os painéis sanduíche são constituídos de materiais isolantes intercalados entre duas placas de aço coladas. Se o isolante é em mousse plástica, ele é combustível, ou mesmo inflamável. Um simples defeito elétrico poderia ser suficiente. Prudência... Prudência... Prudência...
 catastrophe - sans risque apparent-V199
Catástrofe - sem risco aparente
Aeroporto de Düsseldorf - 1996
Em abril de 1996 na Alemanha, no Aeroporto de Düsseldorf, obras de renovação estavam sendo efetuadas no nível dos estacionamentos. Os soldadores operando nos estacionamentos no exterior ignoravam que logo abaixo se encontravam os terminais de embarque. E portanto...
Houve dezenas de feridos e de mortos, dezenas... por causa de algumas faíscas....
 plus
Mais vídeos:
Além destes vídeos, dos vídeos em acesso público e vídeo-clips, dos quiz interativos, nós indicamos também vídeos compartilhados na internet que podem ser muito pertinentes para a sua atividade e riscos.
Entre em contato conosco para obter mais informações e também para realizar vídeos pedagógicos com suas próprias experiências.
  
  


Topo